sábado, 17 de dezembro de 2011

Projeto em Parintins (AM), terra da Festa do Boi


A oitava oficina do Juventude no Desenvolvimento Territorial, um projeto do IJC em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, chegou ao Território do Baixo Amazonas. A cidade de Parintins recepcionou a atividade nos dias 15, 16 e 17 de dezembro 2011.

No calor dos trópicos da Amazônia, a equipe do projeto foi recepcionada por mais de 40 jovens dos municípios de Parintins, Boa Vista dos Ramos, Maués, Nhamundá, Urucará e Barreirinha. O que é muito característico na região, a presença de identidade das étinicas indígenas dos povos Sater-Maué e Hixkaryana, bem como, a expressão cultural dos Boi Garantido e Caprichoso, do Boi Bumbá, também marcaram os dois primeiros dias de evento. Destaque para a expressão do Boi, que muito mexe na vida da cidade de Parintins, através das manifestações culturais, das cores vermelho e azul, levando com isso o comercio, as propagandas e a disputa política.

A abertura da oficina, segunda a acontecer no estado do Amazonas, os jovens foram convidados a contarem suas histórias de vida e a construir o diagnóstico local do território e das organizações juvenis locais. Para este fim, realizaram, na manhã do dia 16, um passeio na cidade para perceberem diversos olhares da estrutura política, econômica e cultural.

Comunicação IJC
Siga-nos no Twitter > @IJConline

Nenhum comentário:

Postar um comentário