quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Projeto chega a Manaus, no estado de Amazonas


Jovens organizados no Território de Manaus e Entorno participam a partir de hoje (19/10) até sexta (21/10) das Oficinas de Desenvolvimento Territorial do projeto Juventude no Desenvolvimento Territorial, atividade gestionada pelo IJC, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Territorial, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Esta é a primeira oficina do projeto no Norte do país, realizada na Casa de Retiro Centro Sócio Educativo Vicente Paloti, que fica em Nova Esperança 2 - Conjunto Topazia, em Manaus. O desafio da juventude participante da atividade é pensar a sua organização e participação no mecanismo de administração do Território de Manaus e Entorno, que, segundo Sistema de Informações Territoriais (http://sit.mda.gov.br),  abrange uma área de 90.928,50 Km² e é composto por 13 municípios: Autazes, Careiro, Careiro da Várzea, Iranduba, Itacoatiara, Itapiranga, Manaquiri, Manaus, Nova Olinda do Norte, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Silves e Urucurituba. A população total do território é de 2.159.393 habitantes, dos quais 187.755 vivem na área rural, o que corresponde a 8,69% do total. Possui 12.911 agricultores familiares, 12.265 famílias assentadas e 29 terras indígenas. Seu IDH médio é 0,76.

Moradia ribeirinha recepciona equipe do IJC

Destaque para a calorosa recepção da equipe do IJC pelos funcionários do Centro. Nosso grupo, formado pela pedagoga Joana Santos, a socióloga Camila Brandão e o jornalista Rafael Mesquita, que atuam na facilitação, assessoria pedagógica e relatoria, respectivamente, foi instalado em um chalé de madeira que está entre as edificações da Casa de Retiro. Para Joana, “esse acolhimento é maravilhoso, especialmente por estar nas proximidades do Rio Amazonas e estar abrigada em uma casa típica das populações ribeirinhas”, completa.

Comunicação IJC

Siga-nos no Twitter! > @IJConline

Nenhum comentário:

Postar um comentário